Conhece as preferências digitais dos Portugueses?

Saber quais são as preferências dos seus clientes no mundo digital é fundamental para criar uma estratégia de marketing e comunicação adequada ao seu público-alvo.

Com o relatório Digital de Portugal 2024 já disponível, podemos tirar algumas conclusões importantes sobre as preferências tecnológicas dos portugueses.

    1. Dispositivos móveis: De 10.240 milhões de pessoas, existem em Portugal 14.260 milhões de telemóveis conectados.

    1.  Utilização da Internet: 8.840 milhões de portugueses utilizam a internet, passando, em média, 7 horas e 30 minutos por dia a navegá-la.

86.4% da população portuguesa tem acesso à internet, evidenciando a sua integração crescente na rotina diária dos portugueses.

Os motores de pesquisa mais utilizados pelos portugueses:

1º – Google (94.5%)

2º – Bing (4.3%)

3º – Yahoo (0.6%)

As plataformas sociais mais utilizadas:

1º – Whatsapp (90.3%)

2º- Instagram (85.2%)

3º – Facebook (82.8%)

4º – Facebook Messenger (71%)

5º – TikTok (46.1%)

 

No entanto, se considerarmos o tempo dispensado por mês em cada plataforma, a ordem muda:

1º – TikTok (36h38)

2º- Youtube (25h39)

3º – Instagram (17h19)

4º – Facebook (14h59)

5º – Whatsapp (10h31)

Podemos afirmar que não só são o futuro, mas também o presente! Em Portugal, 49.4% das pessoas realizam compras semanais de produtos ou serviços online.

Procura de Marcas: As plataformas de redes sociais lideram com 68.2% das preferências dos portugueses ao procurar por uma marca.

Quando se trata de descobrir a existência de uma marca, os motores de busca assumem a liderança com 39.6%, seguidos pelo tradicional “boca-a-boca” com uma percentagem de 35.6%. Em terceiro lugar, com 35%, estão os anúncios de televisão, e, finalmente, em quarto lugar, temos os anúncios nas redes sociais, com 34%.

Um fator crucial a considerar é que 64.4% das pessoas pesquisam sobre a marca na internet antes de efetuarem uma compra e 56% visitaram o site de uma marca nos últimos 30 dias.

Se falarmos exclusivamente da procura online por marcas, a população portuguesa procura principalmente através dos motores de busca (64.2%), seguidos pelos meios sociais (48.5%), e como terceira opção, procuram em sites de comparação de preços (35.2%).

15.4% dos utilizadores portugueses clicaram em algum anúncio nos últimos 30 dias. 

Se estiver a considerar investir em anúncios, o YouTube é o canal que alcança mais a população portuguesa, com 7,43 milhões de alcance, seguido pelo Facebook com 5,95 milhões e pelo Instagram com 5,8 milhões.

Fatores de decisão de compra online:

1º Portes grátis (72%)

2º Cupões ou descontos (50.3.%)

3º Facilidade na troca e devolução (36.2%)

Além disso, 31.8% da população consulta sites de comparação de preços antes de efetuar uma compra.

Depois de analisar estes dados, vai continuar a adiar a presença do seu negócio nas redes sociais?

Se uma marca não está online, simplesmente não existe.

Não sabe por onde começar? O Grupo MK ajuda.
Contacte-nos!

Info: DataReportal – https://datareportal.com/