Saber quais são as preferências dos seus clientes no mundo digital é fundamental para criar uma estratégia de marketing e comunicação adequada ao seu público-alvo.
Com o relatório Digital de Portugal 2024 já disponível, podemos tirar algumas conclusões importantes sobre as preferências tecnológicas dos portugueses.
Conetividade Digital em Portugal:
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- Dispositivos móveis: De 10.240 milhões de pessoas, existem em Portugal 14.260 milhões de telemóveis conectados.
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- Utilização da Internet: 8.840 milhões de portugueses utilizam a internet, passando, em média, 7 horas e 30 minutos por dia a navegá-la.
86.4% da população portuguesa tem acesso à internet, evidenciando a sua integração crescente na rotina diária dos portugueses.
Preferências online dos Portugueses:
Os motores de pesquisa mais utilizados pelos portugueses:
1º – Google (94.5%)
2º – Bing (4.3%)
3º – Yahoo (0.6%)
As plataformas sociais mais utilizadas:
1º – Whatsapp (90.3%)
2º- Instagram (85.2%)
3º – Facebook (82.8%)
4º – Facebook Messenger (71%)
5º – TikTok (46.1%)
No entanto, se considerarmos o tempo dispensado por mês em cada plataforma, a ordem muda:
1º – TikTok (36h38)
2º- Youtube (25h39)
3º – Instagram (17h19)
4º – Facebook (14h59)
5º – Whatsapp (10h31)
E-commerce
Ainda tem dúvidas sobre se as compras online são o futuro?
Podemos afirmar que não só são o futuro, mas também o presente! Em Portugal, 49.4% das pessoas realizam compras semanais de produtos ou serviços online.
Procura de Marcas: As plataformas de redes sociais lideram com 68.2% das preferências dos portugueses ao procurar por uma marca.
Quando se trata de descobrir a existência de uma marca, os motores de busca assumem a liderança com 39.6%, seguidos pelo tradicional “boca-a-boca” com uma percentagem de 35.6%. Em terceiro lugar, com 35%, estão os anúncios de televisão, e, finalmente, em quarto lugar, temos os anúncios nas redes sociais, com 34%.
Um fator crucial a considerar é que 64.4% das pessoas pesquisam sobre a marca na internet antes de efetuarem uma compra e 56% visitaram o site de uma marca nos últimos 30 dias.
Se falarmos exclusivamente da procura online por marcas, a população portuguesa procura principalmente através dos motores de busca (64.2%), seguidos pelos meios sociais (48.5%), e como terceira opção, procuram em sites de comparação de preços (35.2%).
Publicidade Online
15.4% dos utilizadores portugueses clicaram em algum anúncio nos últimos 30 dias.
Se estiver a considerar investir em anúncios, o YouTube é o canal que alcança mais a população portuguesa, com 7,43 milhões de alcance, seguido pelo Facebook com 5,95 milhões e pelo Instagram com 5,8 milhões.
Fatores de decisão de compra online:
1º Portes grátis (72%)
2º Cupões ou descontos (50.3.%)
3º Facilidade na troca e devolução (36.2%)
Além disso, 31.8% da população consulta sites de comparação de preços antes de efetuar uma compra.
Depois de analisar estes dados, vai continuar a adiar a presença do seu negócio nas redes sociais?
Se uma marca não está online, simplesmente não existe.
Não sabe por onde começar? O Grupo MK ajuda.
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Info: DataReportal – https://datareportal.com/