Ter um bom produto, de fácil utilização e intuitivo é extremamente importante. Mas cada vez mais o serviço de suporte ao cliente tem-se revelado um dos melhores aliados das empresas e dos seus consumidores.
Bom suporte significa boa relação com o cliente...
O serviço de apoio ao cliente é, atualmente, muito mais do que simplesmente vender e esclarecer as dúvidas do cliente. Esta é uma área à qual devemos prestar atenção, escutando as partilhas dos consumidores e antecipando potenciais problemas ou melhorias.
Mas porque é que o suporte ao cliente é tão importante? A verdade é que permite-nos reduzir consideravelmente os gastos, desafogar o fluxo das operações internas e maximizar o foco dos colaboradores para outras vertentes do negócio. Assim, um bom atendimento, é uma vantagem altamente competitiva para o seu negócio.
O suporte ao cliente interfere diretamente na percepção que as pessoas têm sobre a empresa. Esta torna-se uma oportunidade de contacto próximo com os clientes, permitindo expressar a sua importância para a marca. Por consequência, um cliente que se sinta acolhido e compreendido irá dar um feedback positivo da empresa.
É importante relembrar que a transparência e confiança devem ser a base para um serviço de suporte ao cliente de sucesso, uma vez que só assim será possível fidelizar os clientes e desenvolver uma relação que o mesmo valorize.
Sabia que, segundo um estudo realizado pelo Think With Google, 63% dos consumidores esperam que as marcas ofereçam uma experiência consistente em todas as interações realizadas?
Como saber quais os princípios certos para o suporte ao cliente?
É fundamental que o atendimento seja feito de acordo com o ADN da empresa, respeitando os valores que ela aplica ao seu restante trabalho. Mais do que dar uma simples resposta, o consumidor merece que lhe seja oferecida qualidade durante todo o processo.
- Empatia – Mais do que resolver um problema, a empresa precisa de colocar-se no lugar do seu consumidor, entendendo as suas frustrações, emoções e necessidades.
- Agilidade – O tempo de espera é um elemento muito importante. A empresa deve procurar garantir rapidez na troca de informações com o cliente, mantendo elevados padrões de qualidade.
- Disponibilidade – Permita que o seu consumidor sinta que está disponível para ele, em diferentes canais de comunicação, e num horário adaptado às suas necessidades.